quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Why?

Estou a ficar fartinha..
Universidade, eu estou decidida já há pelo menos 1 ano ou 2 do que quero. E é Lisboa.
A Família teima em querer que eu fique cá, e que vá para a universidade do distrito.

-Detesto os sítios das Universidades aqui.
-Já me disseram que a universidade é conhecida mais por aceitar qualquer um pelas medias baixas, 
do que por ser boa.
-Nessas universidades estão pessoas conhecidas, pessoas essas de quem eu quero o máximo de distância.
- A minha ideia com ir para a universidade em Lisboa, é criar a minha independência e começar de novo longe daqui. Ir viver para Lisboa implica ter de sair de casa, mais que não seja enquanto lá estiver e eu quero fazer isso e passar ao definitivo, quero viver em Lisboa, sair de casa, arranjar um trabalho ou um part-time enquanto estudo e sustentar-me minimamente.

Da primeira fase candidatei-me em 6 opções todas em Lisboa. Agora espero fazer o mesmo.
Só que eu cada vez que vou para me candidatar dou em doida, passo a vida a ouvir mil e uma pessoas a perguntar porque não fico cá, e se eu explico, ninguém aceita e diz que é por pura mania de ir para Lisboa só porque sim, ou então dizem que é só por causa do meu namorado (ele é de lá perto) com o pormenor que eu já queria ir para lá 1 ano antes de o conhecer.. 

Depois dizem para eu ir para cursos que eu não tenho média ou não tenho aquele exame que preciso, logo não dá mas não percebem isso e acham que eu é que não quero. E apesar de saberem que eu quero Lisboa ainda teimam em porquê que eu não me candidato para cursos aqui. Custa a perceber que eu não quero cá ficar de maneira nenhuma e não me arrisco a candidatar para aqui e ficar cá colocada. 
À pala disso ando sempre nervosa, e mal disposta, passo a vida a ver as minhas opções de escolha a saber que estão todos contra isso.
 E quando me tentam ajudar com soluções é sempre a mesma:
  "e porque não aqui?" 


2 comentários:

  1. R: mas respondi à tua dúvida? É que não cheguei a perceber bem se a tua dúvida era aquela.

    Ir para a faculdade fora de casa é uma decisão muito importante. Mais responsabilidades virão acrescidas e, de certa forma, penso que é mais difícil, principalmente se tencionas conciliar um emprego com a universidade. A faculdade já é difícil de fazer por si só, quanto mais conciliá-la com um part-time, mas é completamente possível, há imensa que o faz e o estatuto trabalhor-estudante facilita muita coisa.
    Pareces-me altamente determinada em não ficar colocada na tua cidade natal e honestamente se achas que as faculdades da tua cidade não oferecem os cursos que procuras ou o tipo de ensino que pretendes ter, concordo plenamente que o devas procurar noutros sítios. Mas penso que também deves procurar a compreensão da tua família.
    Boa sorte, vais conseguir ;)

    ResponderEliminar